Noticias

Posse dos novos Órgãos Sociais da AOFA

Num dos salões do IASFA, por sinal repleto, localizado no belíssimo edifício da antiga Cooperativa Militar, teve lugar a cerimónia da tomada de posse dos novos Órgãos Sociais da AOFA, eleitos no passado dia 15 de Abril. Num claro sinal do respeito que a AOFA merece, fizeram-se representar: Sua Exa. o Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar; Suas Exas. os CEMGFA, CEMA, CEME e CEMFA; o Presidente do IASFA; o Presidente da Liga dos Combatentes; o Chefe da Casa Militar de Sua Exa. o Presidente da República; o Director do CASOeiras. Presentes, também, representantes do Presidente do CDS-PP e do Secretário-Geral do PCP, bem como da CGTP, da UGT e do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público. O Juiz Conselheiro do STJ, Dr. Bernardo Colaço, apoiante e colaborador, desde sempre do movimento associativo militar, marcou igualmente presença, tendo merecido uma referência especial.

Connosco estiveram igualmente as APM: representantes da ASMIR e da ANS, bem como o Presidente da AP.

Os Presidentes da ADFA, da APOIAR e da Associação de Fuzileiros, trouxeram-nos a presença, sempre marcante e, até, comovente, dos antigos Combatentes, tendo sido recebidas das restantes organizações que não puderam comparecer mensagens de grande solidariedade.

A maior organização sindical das Forças de Segurança, a ASPP, fez-se igualmente representar.

Na sala encontravam-se muitas dezenas de sócios da AOFA que não quiseram deixar de testemunhar um acto que, embora singelo, encerra um profundo significado para os que, no biénio 2011-2013 vão ter a responsabilidade de defender os legítimos direitos e expectativas dos Oficiais das Forças Armadas, complementando a acção desenvolvida pelas Chefias Militares.

A cerimónia iniciou-se com uma importante intervenção do Presidente da Assembleia-Geral da AOFA, Almirante Castanho Paes, que damos a conhecer na íntegra.

Seguiram-se as palavras do Presidente em exercício cessante, COR Jara Franco, que realçou alguns dos aspectos marcantes da actuação da AOFA, fazendo, ainda, um apelo para que as Chefias Militares dêem um sinal mais claro da importância que reconhecem às APM, necessário ao seu fortalecimento, pese embora a evolução positiva que se vem verificando. Só assim, segundo referiu o COR Jara Franco, será possível reforçar a actividade da AOFA de forma mais assinalável, com o esforço dos oficiais jovens, precisamente os que se encontram menos protegidos face à degradação do estatuto da condição militar.

Finda esta intervenção, o Presidente da AG deu posse aos oficiais que integram os novos Órgãos Sociais.

Terminada esta parte da cerimónia, usou da palavra o novo Presidente da AOFA, COR Manuel Cracel, que, num discurso que igualmente publicamos na íntegra, deu conta das principais preocupações que vão balizar a actuação da Associação.

No final, teve lugar um Porto de Honra, onde foi possível uma troca mais aprofundada de opiniões entre todos os presentes.

Ver discurso proferido pelo Presidente da Assembleia-Geral, Almirante José Manuel Castanho Paes.

Ver discurso proferido pelo Presidente da AOFA, Coronel Manuel Martins Pereira Cracel.

Previous post

APM promovem um Debate em 12 de Maio/18H00/Casa do Alentejo

Next post

AOFA move acção em Tribunal contra a redução das remunerações

admin