Sua Excelência o Secretário de Estado da Defesa Nacional (SEDN) recebeu a AOFA em audiência
Esta audiência resultou de uma iniciativa (ofício de 7 de Dezembro de 2017) da AOFA na qual demonstrámos, imediatamente após a promulgação do Orçamento do Estado 2018, a nossa total disponibilidade e interesse em apresentar as nossas posições e abertura ao diálogo sobre a importante temática do “Desbloqueamento de Progressões Remuneratórias” nas Forças Armadas. A delegação da AOFA foi constituida pelo Presidente do Conselho Nacional, Tenente-Coronel António Costa Mota, pelo Secretário-Geral, Capitão-Tenente Diocleciano Batista e pelo Vogal do Conselho Nacional, Coronel João Marquito.
A audiência decorreu num ambiente de grande cordialidade, frontalidade e abertura tendo as posições da AOFA, já do pleno conhecimento dos Oficiais das Forças Armadas, sido ampla e detalhadamente transmitidas.
Da parte do SEDN registámos o evidente interesse no conhecimento pormenorizado quer das nossas posições de princípio, quer das múltiplas vertentes envolvidas, nelas incluídas as repercussões financeiras esperadas quer ao nível dos Militares na Efectividade de Serviço quer daqueles que já tendo passado à Reserva e mesmo à Reforma terão, em abono de uma justiça e equidade que defendemos, de ser igualmente objecto de atenção especial e reparação das suas situações específicas.
Num balanço final a delegação da AOFA considera ter-se tratado de uma audiência muito profícua, parte importante de um processo, estamos certos, do qual resultarão as devidas reparações decorrentes do denominado “período de congelamento de carreiras”, salvaguardando-se os legítimos interesses e expectativas dos Militares.