Noticias

Tomada de Posse dos Membros dos Órgãos Sociais da AOFA, eleitos a 3 de Março

A cerimónia decorreu nas instalações do Instituto Universitário Militar (IUM) e contou com a presença de cerca de 30 (trinta) Entidades Civis e Militares, nelas incluídas representantes dos Grupos Parlamentares do PSD, PS e PCP, do CEMGFA, CEMA, CEME e CEMFA, e ainda da Direção do IUM na pessoa do Vice-Almirante Edgar Bastos Ribeiro.

A Cerimónia Solene da Tomada de Posse dos Membros dos Órgãos Sociais da AOFA, eleitos a 3 de Março, naquelas que ficarão marcadas na história da Associação como as eleições mais participadas de sempre, revestiu-se de um ato simbólico de enorme significado. Pela primeira vez no já longo historial (25 anos) da AOFA uma sessão solene da Associação ocorreu nas instalações de uma Unidade Militar, sinal inequívoco da afirmação institucional da AOFA e do reconhecimento que a mesma merece por parte da Instituição Militar. Perante uma assistência que praticamente encheu o Grande Auditório (General Ivens Ferraz), a cerimónia foi composta por 5 (cinco) grandes momentos :

  1. Alocução pelo Presidente cessante da Assembleia-Geral, o Tenente-General Joaquim Formeiro Monteiro
  2. Tomada de posse dos Membros eleitos da Mesa da Assembleia Geral, do Conselho Nacional, do Conselho Fiscal e do Conselho Deontológico
  3. Alocução pelo novo Presidente da Assembleia-Geral, o Capitão de Mar-e-Guerra António Almeida de Moura
  4. Alocução pelo Presidente do Conselho Nacional, Tenente-Coronel António Costa Mota
  5. Porto de Honra

De realçar que durante a cerimónia e por forma a marcar, de forma indelével, a realização desta sessão solene no IUM, a Associação procedeu à entrega da Cresta ao Diretor do Instituto, o Vice-Almirante Edgar Bastos Ribeiro.

Os Membros dos Órgãos Sociais, agora empossados, e onde não podemos deixar de referir que 68% dos Dirigentes do Conselho Nacional são Oficiais na Efetividade de Serviço, iniciam formalmente funções para o triénio 2018/2021 e irão dar cumprimento ao exigente Programa com que, sob o lema “Continuar a Fazer – Mais e Melhor”, se apresentaram a sufrágio e onde de forma absolutamente expressiva foram eleitos por 74,3% dos Associados.

Prosseguiremos com todo o empenho o trabalho pela concretização de uma AOFA cada vez mais representativa, forte e interventiva, a bem dos Oficiais e seus Familiares, na defesa da Condição Militar, da Instituição Militar, dos Militares que nela Servem, da Constituição da República, da Soberania Nacional e da defesa intransigente do bem-estar dos nossos Concidadãos!

Previous post

Associações Profissionais de Militares e Organizações das Forças e Serviços de Segurança suspendem a vigília iniciada a 2 de Maio

Next post

Discurso proferido pelo Presidente do CN da AOFA na cerimónia de tomada de posse

admin