Noticias

XIX Encontro Nacional de Combatentes

Em Belém/Lisboa, realizou-se o XIX Encontro Nacional de Combatentes, organizado pela respectiva Comissão Executiva este ano presidida pelo TGEN Vizela Cardoso. A AOFA, em virtude do empenhamento nas cerimónias oficiais, teve que se desdobrar em termos de representação, estando presente, em nome da sua direcção, o COR INF Jara Franco.

Cumpre assinalar que, a anteceder as cerimónias, Sua Exa. o Presidente da República fez questão de ir depor uma coroa de flores no Monumento.

Em virtude de, em toda a área do Mosteiro dos Jerónimos, decorrerem as comemorações oficiais do 10 de Junho, a cerimónia religiosa teve lugar ao ar livre no espaço frontal ao Monumento em Honra dos antigos combatentes. A cerimónia, sempre comovente, junto ao Monumento aos nossos Mortos, com a presença de inúmeros convidados de honra, entre eles os representantes de Suas Exas. os CEM’s, e de alguns milhares de Ex-Combatentes e seus Familiares de que se destacavam, para além de diversos ex-CEM’s, vários militares agraciados com as mais altas condecorações. Marcou também presença o herdeiro do trono de Portugal D. Duarte Pio de Bragança.

As Honras foram prestadas por uma Força Militar, que incluía a Banda da GNR, e integraram a passagem de aeronaves da FA e as Salvas a partir do Rio Tejo, por parte da Marinha.

Depois do discurso de abertura proferido pelo TGEN Vizela Cardoso, teve lugar uma cerimónia inter-religiosa, simbolizando o ecumenismo da nossa presença no Mundo.

Seguiu-se, depois, o discurso em honra dos Combatentes, proferido pelo Prof. Doutor Manuel Antunes, distinto cardiologista, professor e director do serviço de cardiologia dos hospitais da Universidade de Coimbra que enalteceu os feitos da Instituição Militar, dos seus militares e dos antigos combatentes.

Após a homenagem aos mortos e à deposição de flores junto ao Monumento, à qual, de forma sentida, a AOFA também se associou, soou o Hino Nacional, tendo a cerimónia tido o seu momento mais comovente com a passagem dos presentes junto das lápidas com os nomes dos mais de dez mil militares mortos durante a Guerra do Ex-Ultramar Português.

O evento terminou com um almoço de convívio entre todos os combatentes.

Previous post

Palestra “O Valor da Vida” – Que fazer em relação à Saúde de todos nós?

Next post

AOFA presente nas Cerimónias Oficiais do Dia de Portugal

admin